A coeducação, que nada mais é do que a abertura para o outro, pode ser a ponte para a construção de uma sociedade sem preconceitos etários e, portanto, mais sábia, mais justa e mais humana.
Em busca de qualidade de vida, segurança, saúde e bem-estar, é cada vez maior o número de pessoas que escolhem um novo lugar para morar depois da aposentadoria.
O aumento da expectativa de vida promove inúmeras mudanças sociais. Uma delas é o redesenho do mercado de trabalho, que absorve um número cada vez maior de pessoas com mais de 60 anos de idade.
Cresce o número de pessoas com idade acima dos 60 anos e os sexagenários de hoje sentem-se jovens, ativos e motivados para a realização de sonhos que ficaram adormecidos no passado
Para ser gratificante a aposentadoria precisa ser bem planejada dos pontos de vista psicológico e financeiro. Você está pronto para pendurar as chuteiras e aproveitar essa nova fase da vida?
Em tempo de crise, reduzir custos deve ser o compromisso de todos. A partir de janeiro a Previdência Usiminas conta com o empenho de seus aposentados e pensionistas na adesão ao documento digital.
Com uma bagagem repleta de experiências de vida e uma enorme vontade de adquirir novos conhecimentos, é cada vez maior o número de pessoas com mais de 50 anos que voltam às salas de aula.
Por que comprar algo que será pouco utilizado se você pode alugar, pegar emprestado ou trocar por um item que está parado em sua casa? Essa é a lógica do consumo colaborativo, prática que conquista cada vez mais adeptos ao redor do mundo.
Pesquisas revelam que a Geração Y está mais preocupada com as finanças, mas precisa se dedicar mais quando o assunto é planejamento para a aposentadoria.
Entenda o conceito de economia criado pelo jornalista e professor Jorge Félix para que o Brasil possa atender às demandas de sua nova dinâmica populacional.
Felinto Sernache, afirma que a educação previdenciária depende da educação financeira e que esta deve fazer parte dos currículos escolares, do ensino fundamental à universidade.
Confira a entrevista com a consultora Alessandra Cardoso, sobre os desafios do novo cenário macroeconômico. Leia ainda as novas regras do empréstimo simples a partir do 1ºT /2013.
Termina no dia 30 de abril o prazo para a entrega das declarações e o Jornal da CAIXA traz importantes dicas para os participantes ativos e aposentados.
A incorporação da FEMCO pela Caixa dos Empregados da Usiminas não acarretará mudanças para os participantes e assistidos de ambas as entidades, no que se refere aos planos de benefícios.
Colaboradores das empresas Usiminas recebem informações sobre orçamento pessoal e doméstico, mercado financeiro e previdência complementar, com foco nos novos perfis de investimento do Usiprev.
Em entrevista exclusiva, o especialista em previdência complementar João Roberto Rodarte reflete sobre o impacto das ações judiciais contra os fundos de pensão e esclarece dúvidas sobre o assunto.
Nova Diretoria Executiva da FEMCO marca o início de uma gestão unificada
Nomeados pela Usiminas, o Diretor Presidente da FEMCO, Rômel Erwin de Souza e a Diretora Financeira, Rita R. Horta de A. Fonseca, ocupam o mesmo cargo na CAIXA, com o objetivo de promover a sinergia e padronização de procedimentos nas duas entidades.
Seguindo as tendências de mercado, a CAIXA promove importantes alterações em seu plano de previdência, que está ainda mais moderno, flexível e personalizado.
PREVIC aprova o convênio de adesão da FEMCO à CAIXA
Com o objetivo de oferecer o plano USIPREV aos seus empregados admitidos a partir de 1° de maio de 2009, a FEMCO realiza o convênio de adesão à CAIXA, uma vez que o plano COSIprev está fechado para novos ingressos desde essa data.
A Secretaria de Previdência Complementar (atual PREVIC) aprova o fechamento do plano COSIprev para novos ingressos
A partir de 1° de maio de 2009, o plano COSIprev está fechado para novos ingressos, confirmando que o plano USIPREV, administrado pela CAIXA, passou a ser único plano previdenciário aberto aos empregados das empresas Usiminas.
Usiminas Mecânica passa a ser patrocinadora do plano COSIprev
Dando continuidade às propostas do realinhamento da cobertura previdenciária, a Secretaria de Previdência Complementar (atual PREVIC) aprova o convênio de adesão da Usiminas Mecânica como patrocinadora do plano COSIprev.
USIPREV é instituído como único plano de previdenciário destinado aos novos empregados do Grupo Usiminas
Com a incorporação da Cosipa pela empresa Usiminas a mesma passou a patrocinar os planos administrados pela FEMCO, além daqueles que já patrocinava, administrados pela CAIXA, motivo pelo qual se propôs um realinhamento da cobertura previdenciária norteado por duas vertentes: fechamento do plano COSIprev para novas adesões, instituindo o plano USIPREV como único plano previdenciário destinado aos novos empregados.