Perfis COSIprev

A Previdência Usiminas oferece para os participantes ativos, autopatrocinados e diferidos do COSIprev, três perfis de investimento: Conservador, Moderado e Agressivo.

Os recursos que o participante contribui para a poupança previdenciária, mais os valores portados de outros planos previdenciários, e as contribuições adicionais que ele fizer, serão investidos de acordo com o perfil que o participante escolher. Os investimentos realizados ao longo dos anos podem impactar o resultado da sua conta de aposentadoria e, por isso, é tão importante definir seus objetivos, conhecer o próprio perfil de investidor e avaliar o tempo que ainda falta para a aposentadoria.

Veja como são os investimentos em cada um dos perfis.


  Os investimentos desse perfil são para as pessoas que priorizam a preservação do capital e têm pouca tolerância a perdas. É um perfil mais indicado também para quem possui pouco tempo para se aposentar. A carteira deste perfil hoje é composta por aplicações de cerca de 88% em Renda Rixa, 10% em Investimentos Estruturados e 2% em Operações com os Participantes (Empréstimo), conforme as diretrizes na Política de Investimentos deste ano e podendo oscilar dentro do intervalo mínimo e máximo de alocação.

  Quem opta por esse perfil está disposto a correr um pouco mais de risco e almeja uma rentabilidade superior à do Conservador. Cerca de 68% da carteira desse perfil é alocada em Renda Fixa, 10% em Investimentos Estruturados, 2% em Operações com Participantes (Empréstimo), e 20% em Renda Variável. Os percentuais são definidos anualmente na Política de Investimentos do plano e os valores podem oscilar dentro do intervalo mínimo e máximo de alocação. Nesse perfil, as oscilações no mercado acionário exercem maior influência sobre o retorno esperado.

  Quem escolhe esse perfil está disposto a correr mais riscos almejando rentabilidades mais elevadas no longo prazo. No Perfil Agressivo, a participação em renda variável é maior do que a do Perfil Moderado e, por isso, oferece maior nível de risco. Atualmente, cerca de 40% desse perfil está alocada em Renda Variável, 48% em Renda Fixa, 10% em Investimentos Estruturados e 2% em Operações com Participantes (Empréstimo). Os percentuais são definidos anualmente na Política de Investimentos do plano COSIprev e os valores podem alterar dentro do intervalo mínimo e máximo de alocação. No Perfil Agressivo, existe a probabilidade de o participante obter ganhos mais significativos. No entanto, também em função das oscilações de mercado, há riscos maiores, podendo envolver inclusive perdas de patrimônio.



Vídeos

 

Invista no seu futuro

Descrição: Veja aqui como a sua poupança previdenciária é formada e as particularidades de cada um dos perfis de investimento. 

     
 

Planejamento financeiro

Descrição: Saiba qual a importância do planejamento financeiro para a preparação para a aposentadoria.

     
 

Como optar por um perfil de investimento?

Descrição: Quais são os aspectos que devem ser observados e avaliados antes de escolher por um perfil de investimento? Estas informações você confere aqui.

     
 

Conheça um pouco mais sobre os perfis Conservador e Moderado

Descrição: Saiba quais são as principais características dos perfis Conservador e Moderado.

     
 

Conheça mais sobre o perfil Agressivo

Descrição: Quer saber sobre o perfil Agressivo? Acompanhe no vídeo sobre o risco e o retorno envolvidos neste perfil.




Tira Dúvidas


1) O que é Perfil de Investimento?



2) O que os perfis de investimento trouxeram de novo?



3) Para o que servem os perfis de investimento?



4) Como posso saber qual o perfil mais indicado para mim?



5) Quais são os perfis oferecidos?



6) Quem poderá optar?


7) Como são distribuídos os investimentos por perfil?


8) O que é renda fixa e o que é renda variável?


9) Quais são os principais riscos relacionados aos investimentos?


10) Possui algum tipo de investimento sem riscos?


11) E se o resultado dos investimentos não atender às minhas expectativas?


12) Por que quem está próximo da aposentadoria deve evitar perfis com maior exposição ao risco?


13) O que pode acontecer se eu escolher um perfil inadequado ao meu jeito de ser?


14) Como escolher um perfil de investimento? Quais formas, estratégias e ferramentas posso buscar para me ajudar nesta escolha?


15) O que é Análise de Perfil do Investidor (API) e para o que serve?


16) Se a API der um resultado diferente sou obrigado a aderir ao perfil indicado?


17) De quanto em quanto tempo é ideal refazer a Análise de Perfil do Investidor? E alterar o perfil? Tem um tempo indicado para mudar?


18) Quais são as características de cada perfil?


19) Todo o meu saldo de conta será investido no meu perfil de investimento?


20) E as contribuições da patrocinadora, serão investidas?


21) Sou obrigado a optar por um dos perfis oferecidos?


22) Eu não entendo como funciona o mercado financeiro e mesmo assim vou ter que comprar e vender ações?


23) O que é apetite (tolerância) ao risco?


24) A opção pelos perfis é permanente?


25) Como poderei fazer a minha opção?


26) Se eu quiser permanecer sempre no mesmo perfil é possível?




Cartilha

 

A Cartilha Perfis de Investimento do COSIprev traz informações sobre as características dos perfis, riscos envolvidos e dicas de como optar por um perfil que seja mais adequado à sua realidade e objetivos para o futuro.

+ Clique aqui e confira.





Política de Investimentos

 

O documento, elaborado anualmente pela Diretoria Executiva e aprovada pelo Conselho Deliberativo, é um instrumento de gestão fundamental para a administração dos recursos dos planos de benefícios, os quais são aplicados tendo em vista as características e peculiaridades de cada plano, buscando a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro entre os seu ativos e respectivos passivos atuariais e demais obrigações.

 

Clique no link abaixo para ler a íntegra do documento.

Plano Misto de Benefícios Previdenciários nº 01 – COSIprev





Análise Perfil do Investidor (API)

 

Clique aqui para fazer a Análise de Perfil de Investidor – API.

Mas antes de começar, certifique-se de estar em um local tranquilo e evitará interrupções para responder ao questionário. É importante que você responda à API com atenção e sinceridade para que o seu resultado seja o mais fiel possível ao perfil indicado para você.





Como Optar

 

 

 

 

 

 

 

 

Para fazer a sua escolha, clique aqui. Após logar, você terá a oportunidade de fazer a sua Análise de Perfil de Investidor – API e de escolher o seu perfil.

Mas atenção, é importante que você responda ao questionário com sinceridade para que o seu resultado seja o mais fiel possível ao perfil indicado para você.

Além disso, a opção que você fizer só poderá ser alterada há cada seis (6) meses e passa a valer no mês seguinte.


© 2020 Previdência Usiminas. Todos os direitos reservados.