1) O que é Perfil de Investimento?
É uma forma de oferecer ao participante a opção pela aplicação financeira do saldo de suas contribuições pessoais feitas para o plano, incluindo os investimentos portados de outros planos previdenciários, quando houver, e as contribuições adicionais. As aplicações são realizadas de acordo com o perfil escolhido, sempre observando as diretrizes do Conselho Monetário Nacional (CMN), da Política de Investimentos aprovada pelo Conselho Deliberativo da Previdência Usiminas e demais legislações que regem as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC).
2) O que os perfis de investimento trouxeram de novo?
Os perfis tornaram as alocações mais eficientes. Antes de oferecer os perfis aos participantes, todos estavam em uma mesma carteira de investimentos. Agora há a possibilidade de refinar o investimento, adequando-o ao perfil. Para isso, é importante que você dedique um pouco mais de tempo para estudar sobre investimentos e conhecer o seu perfil, para saber o que esperar dos resultados de cada um deles.
3) Para o que servem os perfis de investimento?
Os perfis servem justamente para adequar a carteira, o conjunto de aplicações que terão uma probabilidade maior de atingir o seu objetivo, o seu horizonte, respeitando a sua tolerância a risco. Esta é a função do perfil de investimento. Aquela pessoa que é conservadora, poderá escolher um perfil onde a carteira ofereça menos riscos. Já a pessoa que tolera mais riscos, que sabe que o mercado vai flutuar hoje e amanhã, mas que, ao longo dos anos seus investimentos poderão render mais, ela poderá escolher um perfil adequado ao seu jeito de ser. Os perfis, portanto, permitem a customização das características individuais, que antes não podiam ser atendidas por um único instrumento.
4) Como posso saber qual o perfil mais indicado para mim?
Você precisa considerar o seu nível de tolerância e aversão a riscos e o tempo que ainda irá contribuir para a sua poupança até a aposentadoria. Cada pessoa possui uma tolerância ao risco que lhe é peculiar. Analise, conheça mais sobre o tema e faça a sua
Análise de Perfil do Investidor (API) para auxiliá-lo na identificação do seu perfil de investidor.
5) Quais são os perfis oferecidos?
A Previdência Usiminas disponibiliza os perfis Conservador, Moderado e Agressivo. A principal diferença entre eles é o percentual investido em renda variável.
6) Quem poderá optar?
Todos os participantes ativos, autopatrocinados e diferidos (BPD) do Plano.
7) Como são distribuídos os investimentos por perfil?
Geralmente, o Conservador costuma ter em sua carteira mais investimentos em renda fixa e é voltado para quem tem o perfil mais conservador e também para quem estiver próximo da aposentadoria, para que não arrisque mais o que conseguiu guardar até aquele momento. Enquanto os perfis Moderado e o Agressivo oferecem uma exposição crescente em bolsa de valores, o principal ativo de risco. São perfis que podem rentabilizar acima das aplicações conservadoras no longo prazo, mas que no curto prazo tem essa característica de sofrer muitas flutuações.
8) O que é renda fixa e o que é renda variável?
Renda fixa e renda variável são duas categorias de investimento que podem influenciar quanto o seu dinheiro renderá ao longo do tempo. Os investimentos de renda fixa podem ser divididos em duas modalidades diferentes: pré-fixados e pós-fixados. Neste caso, os pré-fixados são os títulos em que já se conhece a taxa de juros contratada no momento da aplicação e, consequentemente, o valor que será resgatado na data de vencimento. Se por exemplo, a rentabilidade contratada do título foi de 10%, essa será a remuneração do título. Já os títulos pós-fixados são aqueles em que a rentabilidade é atrelada à variação de um determinado índice, como o IPCA (índice oficial da inflação do Brasil), a taxa DI (que acompanha a Selic), ou a própria Selic (taxa básica de juros da economia). Nessa modalidade não é possível saber o valor que será resgatado na data de vencimento, uma vez que os índices sofrem variações ao longo do período e podem ser maiores ou menores do que a taxa vigente no momento da aplicação. Entre os investimentos de renda fixa mais conhecidos no mercado hoje estão a Poupança, os Títulos Públicos via Tesouro Direto, CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e Debêntures.
Entre os investimentos de renda variável, os mais conhecidos são as ações, derivativos, e Fundos de ações. Quando se fala de renda variável, o mercado mais acessado é o de ações. Este tipo de investimento é mais apropriado para quem espera um retorno superior e aceita correr mais riscos. É a relação risco versus retorno: quanto maior o risco, maior poderá ser o retorno da aplicação. No caso do mercado de ações, o preço de uma determinada ação sofre oscilações ao longo do tempo, causadas por fatores como situação financeira da empresa ou notícias sobre o setor em que ela atua, por exemplo. De um dia para outro, o valor investido pode ter uma grande variação positiva, mas também pode sofrer grandes perdas.
9) Quais são os principais riscos relacionados aos investimentos?
Existem diferentes riscos ligados aos investimentos: risco legal, de liquidez, operacional, sistêmico, de crédito, de mercado e outros. Você pode conhecer melhor cada um deles consultando a
Política de Investimentos do COSIprev. Um dos principais riscos é o de mercado, que é a incerteza relacionada aos retornos esperados de um investimento em decorrência de variações em fatores de mercado, como por exemplo, as taxas de juros, as oscilações dos preços de ações e dos contratos de operações de empréstimos.
10) Possui algum tipo de investimento sem riscos?
Não existem investimentos sem riscos. O que acontece é que alguns investimentos possuem maior exposição aos riscos do que outros. No mercado financeiro, risco e retorno andam de mãos dadas. Daí a importância de fazer um diagnóstico preciso de seu perfil como investidor. E lembre-se: um investimento em previdência, independentemente do perfil escolhido, é um investimento de longo prazo e a rentabilidade apresentada por qualquer perfil no passado não é garantia de retorno no futuro.
11) E se o resultado dos investimentos não atender às minhas expectativas?
Qualquer tipo de investimento traz em si um nível de risco. Um erro recorrente dos investidores é esperar que os resultados alcançados no passado sejam os mesmos no futuro. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Por isso, é tão importante avaliar antes de tomar uma decisão, pois uma escolha inadequada poderá comprometer a sua poupança previdenciária no futuro. E lembre-se: a escolha pelo perfil é individual e de responsabilidade única de cada participante.
12) Por que quem está próximo da aposentadoria deve evitar perfis com maior exposição ao risco?
Para não correr o risco de perder parte do patrimônio que acumulou em um perfil de maior exposição ao risco, já que a probabilidade da pessoa recuperar eventuais perdas no curto prazo é baixa.
13) O que pode acontecer se eu escolher um perfil inadequado ao meu jeito de ser?
O participante que tem o perfil mais conservador e estiver na carteira agressiva, poderá viver constantemente inquieto e frustrado com a volatilidade do mercado. Já a pessoa quem tem o perfil mais agressivo e falta muito tempo para a aposentadoria e está no perfil conservador, poderá se questionar que se estivesse correndo mais riscos, talvez pudesse alcançar rentabilidades maiores no longo prazo. Por isso é importante adequar o jeito de ser ao perfil de investimento.
14) Como escolher um perfil de investimento? Quais formas, estratégias e ferramentas posso buscar para me ajudar nesta escolha?
Antes de escolher o perfil, é importante buscar informações sobre o assunto, avaliar o momento em que se encontra no ciclo de vida, se está próximo ou longe da aposentadoria, quais os objetivos e se fazer algumas perguntas. Como por exemplo: O que eu priorizo? Rentabilidade e diversificação dos investimentos ou segurança e tranquilidade? Se as ações no mercado caem, fico preocupado a ponto de nem conseguir dormir? Quanto tempo ainda pretendo contribuir antes de me aposentar? Essas e outras perguntas podem te ajudar a definir o seu perfil e estão disponíveis em um questionário, chamado
Análise de Perfil de Investidor, a API.
15) O que é Análise de Perfil do Investidor (API) e para o que serve?
A API é uma ferramenta utilizada para ajudá-lo a identificar o seu Perfil de Investidor e consiste em perguntas sobre suas características pessoais, tais como: traços de personalidade, preferências, conhecimento em investimentos e vivência no mundo dos investimentos. Tudo isso será considerado para avaliar sua tolerância ao risco, ou seja, sua capacidade de tolerar flutuações em suas aplicações como forma de buscar retornos maiores para seus investimentos ao longo do tempo. Responder ao questionário deve ser encarado como um momento de reflexão e um passo importante para uma decisão consciente de investimentos.
16) Se a API der um resultado diferente sou obrigado a aderir ao perfil indicado?
Não. No entanto, é recomendado avaliar de tempos em tempos se o perfil está alinhado ao seu momento de vida e objetivos. O perfil de investimento é dinâmico e pode mudar ao longo do tempo conforme novos fatos e eventos que surgirem durante o período de formação da poupança previdenciária.
17) De quanto em quanto tempo é ideal refazer a Análise de Perfil do Investidor? E alterar o perfil? Tem um tempo indicado para mudar?
A Análise de Perfil de Investidor pode e deve ser revisitada periodicamente. No entanto, o perfil de investidor não é algo que deveria ser alterado com muita frequência. Por exemplo, há pessoas que estando no Perfil Agressivo em um semestre e percebe que o resultado teve uma forte queda, acaba mudando para o Conservador para evitar mais perdas, ao invés de aguardar uma possível recuperação no longo prazo, e acabam perdendo parte da reserva nessa mudança. Na Previdência Usiminas, o prazo mínimo estabelecido no regulamento do plano para alterar o perfil de investimentos é a cada seis (6) meses, e o participante pode mudar ou não de perfil após esse prazo.
18) Quais são as características de cada perfil?
Perfil Conservador: busca uma rentabilidade com baixo risco. Na carteira são permitidos investimentos nos segmentos Renda Fixa, Estruturados, Operações com Participantes (Empréstimo) e outros, de acordo com a
Política de Investimentos vigente.
Perfil Moderado: busca uma rentabilidade um pouco maior que o perfil conservador, com recursos mais vulneráveis aos riscos do mercado financeiro. As oscilações da bolsa de valores terão maior influência sobre o retorno esperado para este perfil, entretanto, a maior parte dos recursos ainda estará alocada em renda fixa, de acordo com a
Política de Investimentos vigente.
Perfil Agressivo: é um investimento para quem está disposto a correr mais riscos para obter maior rentabilidade no longo prazo. Neste perfil há mais recursos investidos em renda variável do que no Perfil Moderado. Sendo assim, existe a probabilidade de se obter ganhos mais significativos ao longo do tempo, porém, o grau de oscilação/volatilidade deste perfil é mais frequente e acentuado, podendo envolver perdas maiores de patrimônio. Para ver a distribuição dos investimentos desse perfil, acesse a
Política de Investimentos vigente.
19) Todo o meu saldo de conta será investido no meu perfil de investimento?
Não. Os recursos a serem investidos de acordo com o perfil de investimento escolhido são as contribuições pessoais do participante, os portados de outros planos previdenciários, quando houver e as contribuições adicionais que ele fizer. As contribuições da patrocinadora serão investidas no Perfil Conservador.
20) E as contribuições da patrocinadora, serão investidas?
Sim e isto não mudou. Atualmente a Previdência Usiminas aloca os recursos relativos às contribuições da empresa em uma carteira que corresponde aos investimentos do Perfil Conservador.
21) Sou obrigado a optar por um dos perfis oferecidos?
Automaticamente os recursos de todos os participantes serão alocados no Perfil Conservador. No entanto, caso tenha interesse
clique aqui para alterar. Em caso de dúvidas, ligue 0800 083 1111 ou (31) 3499-8361.
22) Eu não entendo como funciona o mercado financeiro e mesmo assim vou ter que comprar e vender ações?
Não. A responsabilidade pela escolha da carteira de ações caberá aos gestores da área de investimentos da Previdência Usiminas, observadas as diretrizes legais e a
Política de Investimentos do Plano, que é aprovada pelo Conselho Deliberativo da Entidade.
23) O que é apetite (tolerância) ao risco?
O apetite ao risco pode ser considerado como uma tendência para assumir riscos. A tolerância ao risco é o grau de variabilidade nos retornos de investimento que um investidor está disposto a suportar. A tolerância ao risco é um componente importante no investimento. Você deve ter uma compreensão realista de sua capacidade e disposição (vontade) para suportar grandes oscilações no valor de seus investimentos.
24) A opção pelos perfis é permanente?
Não. Uma vez formalizada a sua opção, você poderá alterá-la a cada 6 (seis) meses e a alocação dos recursos será no 1º primeiro dia útil do mês subsequente.
25) Como poderei fazer a minha opção?
Para fazer a alteração,
clique aqui. Todos os participantes ficarão automaticamente no Perfil Conservador. Em caso de dúvidas, ligue 0800 083 1111 ou (31) 3499-8361.
26) Se eu quiser permanecer sempre no mesmo perfil é possível?
Sim. No entanto, é recomendado avaliar de tempos em tempos para verificar se o perfil está alinhado ao seu momento de vida e objetivos.